Nino é convidado para um casamento e após ir a festa trajado com roupas sociais, ele decide virar adulto e passa agir de forma séria e arrogante, mas aos pouco ele vai sentindo falta da leveza da infância. Doutor Victor o lembra de que para ser adulto tem hora e que mesmo depois de crescer devemos sempre manter intacta nossa criança interior.
9 Eu prometo:
Doutor Victor viaja e deixa Celeste responsável pelo castelo, porém ela começa a agir de forma autoritária e injusta. A turma do castelo decide então protestar por eleições para que seja escolhido corretamente aquele que irá se comprometer pelo castelo. Esse episódio mostra como devemos reagir diante das injustiças de nossos representantes e como é preciso saber escolher os mesmos.
8 Quer parar de me olhar:
Nino e as crianças estão mal humorados e acabam chateando Penélope por conta disso.
O mau humor é contagioso, começa com um, vai passando para outro e quando se vê, todo mundo já está envolvido naquela atmosfera pesada. É preciso que alguém quebre este ciclo.
7 A Cidade dos sonhos:
Nino cria uma maquete representando como seria uma cidade ideal, sem tanta poluição, confusão e barulho. Episódio em que somos apresentados ao Doutor Abobrinha, que quer comprar o castelo para derrubar e construir um prédio de 100 andares. Vemos uma crítica a vida urbana em que a ganância move as pessoas.
6 Asas da imaginação:
Nino quer escrever um livro, ao mesmo tempo em que os livros estão sumindo da biblioteca e a Celeste desaparece. Este episódio fala de como flui nossa imaginação e como podemos viajar com ela, uma ferramenta poderosíssima, capaz de mover o mundo. Os livros são encontrados, Celeste reaparece com um par de asas dizendo que seu sonho sempre foi voar e Nino tira disso inspiração para escrever sua história. Penélope conclui: “as melhores asas que existem são as asas da nossa imaginação”.
5 Zula, a menina azul:
O castelo recebe uma visita inesperada. Zula, a menina azul, é recebida com estranhamento por todos, sendo tratada com antipatia. Penélope intervém e fala que todos estão agindo com preconceito. Após se conhecerem melhor e espantarem o preconceito, Zula, Nino, Penélope e as crianças se dão super bem e se divertem.
4 Relações familiares
O castelo recebe a visita de Aldebarã, pai do Dr Victor e irmão de Morgana. Ele relembra histórias sobre a família, conta peculiaridades sobre Dr Victor e Morgana, dá dicas a Nino para jogar damas e o castelo entra naquele clima familiar.
3 Beleza:
Caipora dá uma escultura para Nino, porém ele acha o presente horroroso, o que gera uma discussão entre os dois. Para fazer as pazes, Nino faz uma escultura e presenteia Caipora que acha horroroso também. Mas como os dois presentes foram feitos por dois amigos que se amam, o que era feio se torna belo.
2 Et cetera
Este episódio foi gravado após o ator que interpretava Etevaldo, Wagner Bello, falecer. Então neste dia o Etevaldo não foi ao castelo, ao invés disso ele mandou uma carta dizendo que ele não poderia ir ao castelo pois estava entre estrelas brincando. E então ele manda sua irmã, a Et cetera, que tem dificuldade de se enturmar, mas logo ela cria amizade com Zequinha que também é envergonhado e juntos eles superam a timidez.
1 Asas
Pedro, Biba e Zeca encontram um passarinho machucado e junto com Nino e Bongô ele tratam do seu ferimento, mas o passarinho acaba morrendo. Todos passam por aquele sofrimento do luto e de maneira muito simples nos é ensinado o ciclo da vida, a superação da morte e que algo sempre continua depois que termina.
kAwan oLiveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário